Acrylic / Acrílico Indian Ink / Tinta-da-China Painting / Pintura

As minhas pinturas – o que ando a fazer

on
November 26, 2008

Ando atarefada a fazer telas já que acabo o curso daqui a duas semanas e meia e pintura é já para a semana. Tenho andado a pintar estes trabalhos desde há uns meses para cá, todos em acrílico sobre tela. Estes são os que estão quase acabados.

Esta tela, começada no princípio do ano (paro durante uns meses devido a outros trabalhos), foi a primeira em que utilizei tinta-da-china sobre acrílico para ver se o preto ficava totalmente opaco, já que dou grande importância à linha nestas pinturas e usando o preto acrílico o traço preto, por ter que se mistura com água, não fica intenso passando só uma vez o pincel, obrigando a ter que passar de novo e assim perdendo alguma espontaneidade. Quem já experimentou sabe que se se utilizar de novo acrílico por cima a tinta-da-china, esta desfaz-se, mas deixei algumas partes ainda com esta tinta depois de ter começado a usar o acrílico de novo. Já ouvi dizer que se faz bons efeitos com tintas que por vezes não se juntam como o efeito craclet usando óleo e acrílico, tenho que experimentar assim que tiver tempo pois às vezes pode trazer boas ideias mais tarde.
Trata-se também de telas grandes, esta tem cerca de 1,60m por 1,60m e, para o traço ser tão livre e espontâneo como num desenho de pequenas dimensões, uso sempre o pincel atado a uma espécie de cana, dando assim espaço para a pintar de longe nunca perdendo o sentido geral da tela. Este modo de desenhar foi pela primeira vez (dizem), experimentado e desenvolvido por Matisse, como se pode ver nesta foto. Desde que soube dele nas aulas de desenho, que o tenho usado bastantes vezes.


Estas duas telas já foram mais experiências que outra coisa. Usei fundos escuros pela primeira vez, aclareando ou escurecendo sempre que necessário. O tamanho é sensivelmente mais pequeno (cerca de 1m por 1,25m), mas mesmo assim utilizei a cana para desenhar. A diferença de traço usando esta técnica é mesmo muito diferente.


Como o tempo começou a tornar-se mais curto, comecei a fazer estas telas cuja ideia veio no desenvolvimento que estava a ter na técnica da serigrafia. Mais tarde, usei esta mesma pintura como base para uma serigrafia, como se pode ver no no post anterior. Esta tem cerca de 1,70m por 1,60m.

TAGS
RELATED POSTS
Catarina Garcia
Lisbon, Portugal

Hi my name is Catarina Garcia and I'm an artist and illustrator from Lisbon, Portugal. Feel free to comment and browse!

    Shop
    Subscribe to Blog via Email

    Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Steemit Blog (Please Upvote my posts!)
    Archives
    %d bloggers like this: